quinta-feira, 6 de agosto de 2009

5º Encontro - Mapeamento e preparação da consulta

Registro do Encontro no Pólo: Centro
Local: Escritório de Inclusão Social Sé - R. Riachuelo, 354 – Sé
Data: 31/07/09
Horário 14:00
Nº de participantes: 21
Nº de Grupos Articuladores 9 ( Pari A, Jova Rural, Jaçanã Vilo Nino, Jd. Clímax, Heliópolis, Jaguaré, Nossa Barra Funda, Casa Verde, Educação Criativa)
Objetivo do encontro: Compartilhar o andamento das atividades propostas para a elaboração do mapa falante; Orientar a execução da escuta por meio de exercícios junto aos GAs, possibilitando multiplicar o aprendizado obtido por aqueles que fizeram o curso no IBOPE; facilitar a articulação de cada grupo em torno das ações já disparadas.


O inicio do encontro foi marcado por expressão dos jovens presentes sugerindo que a condução dos encontros possa ser mais alegre, preenchida com dinâmicas de facilitação menos discursiva. Karina (GA Pari A), diz; “é muito difícil para os jovens ficarem sentados durante tanto tempo só ouvindo”.

Tais expressões fizeram uma marca neste encontro, passamos a intercalar uma pauta e outra com movimentações corporais e apresentação de talentos presentes, a primeira grande contribuição para a viabilização desta mudança desejável foi do participante Henrique (G.A. Jova Rural), que trouxe um exercício de concentração e respiração, enquanto os participantes seguiam suas orientações, Henrique passou a tocar um instrumento indígena (Didjeridum).

Seguimos com as pautas propostas de maneira tranqüila, as perguntas e duvidas couberam e facilitavam o alinhamento entre os participantes que tinham níveis diferenciados de informação e compreensão sobre as ações da plataforma.

Dividimos o encontro em duas metades, iniciativa acordada coletivamente para estabelecer um ritmo liso de trabalho.

Seguindo a proposta de investir em alegria durante os encontros, iniciamos a segunda metade do encontro com a apresentação do Henrique e Rafael (GA Jova Rural), tocando flauta e clarinete.
Neste clima de participação e privilégio às ações criativas, usamos de encenações dramáticas para multiplicar a postura e ação do entrevistador com a consulta de percepção no momento da entrevista. Guias e os questionários serviram de apoio e orientação.

Os objetivos para o encontro foram explorados e compartilhados entre os participantes de modo a provocar vários aproveitamentos e equalização dos diferentes entendimentos, percebemos que a abertura criada para a convivência agradável só facilitou e contribui para a realização do encontro.
A ampliação e multiplicação da postura de articulação entre grupos couberam como alcance de objetivo para este encontro.

Facilitador: Glauco, Priscila e Vanessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário